O presidente do Sindicato da Alimentação de Jaboticabal e Região, Silvano Pedro, esteve presente nesta quinta-feira, dia 24/07, na sede da FETIASP (Federação dos Trab. nas Ind. da Alimentação do Est.de São Paulo) num encontro idealizado pela CNTA (Confederação Nac. dos Trab. nas Ind. da Alimentação e Afins).
Estiveram presentes, o presidente da CNTA, Artur Bueno de Camargo, o presidente da CNTTT (Confederação Nac. dos Trab. em Transportes Terrestres), Valdir Pestana e o diretor da CNTQ (Confederação Nac. dos Trab. no Ramo Químico), Danilo Pereira da Silva. Também estiveram presentes representantes do Sindicato dos Químicos de Araçatuba e São José do Rio Preto, Sindicato dos Motoristas de São José do Rio Preto e Sindicato da Alimentação de Limeira.
Além de ser diretor da CNTA, Silvano esteve presente representando a FTIA Interior (Federação dos Trab. nas Ind. de Alimentação do Interior de São Paulo), em nome de seu presidente, Antônio Gonçalves Filho.
O encontro teve por objetivo, dar inicio ao planejamento de um seminário sobre o setor sucroenergético paulista, a ser realizado em setembro, na cidade de São Paulo. Porém, outros se seguirão em diferentes localidades.
Só no estado de São Paulo, são cerca de 170 usinas. O setor sucroenergético é poderoso, movimenta a economia nacional e tem muitas vantagens governamentais, mas, sempre impõe negociações duras aos seus trabalhadores, não os valorizando de forma condizente.
Unificar a luta para tentar reverter esse quadro, pode ser uma solução. As entidades querem unificar nacionalmente as campanhas salariais do setor.
Neste primeiro encontro, 3 itens principais foram discutidos:
1 - Lutas em conjunto na data base primeiro de maio;
2 - Fechamento de usinas que estão ocorrendo do grupo Raízen;
3 - A tarifa de 50% feita pelos Estudos Unidos, sobre os produtos brasileiros, e até onde, afetará o setor das indústrias.
A próxima meta é fazer um relatório verificando as desigualdades, com a participação das 3 categorias – Alimentação, Químicos e Transporte. Em seguida, realizar um encontro estadual e depois um encontro nacional, pare discutir as questões a serem abordadas.
O presidente do Sindicato, Silvano Pedro, deu seu depoimento à respeito do encontro: “Estamos começando essa ação hoje, com foco nas negociações do ano que vem, em 2026. Temos que, em conjunto, unificar nossa luta para termos força e brigarmos com a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) num só pensamento, que são os interesses dos trabalhadores.”
Silvano ainda disse: “A cada ano que passa, o setor patronal vem ditando as regras das negociações, principalmente o grupo Raízen, que já vem com a proposta pronta, já assinada em acordos individuais impondo a todos os outros sindicatos e trabalhadores, sua sugestão de reajuste salarial. Isso não pode mais acontecer!”
E finalizando, o presidente do Sindicato da Alimentação de Jaboticabal disse: “Esse encontro foi muito importante. A chama foi acessa, agora, é botar em prática!”